Sempre achei que os aeroportos das cidades do interior eram terras de ninguém, onde se pousa de tudo em qualquer condição e de qualquer jeito, inclusive drogas e contrabando. A prova tive nessa semana fazendo matéria sobre o assunto no HOJE EM DIA. É o pavor dos pilotos. Vacas pastam ao largo do pavimento e deixam seu estrume no meio da asfalto, cães promovem aquela correria em época de cio, lavradores passam carregando feixes de lenha nas costas e uma infinidade de perigos. De acordo com o Estado, há 151 pistas em Minas Gerais, sendo 93 reconhecidas pela Anac.
Em Guanhães, a cabeceira termina no curral de uma aposentada. Em Nanuque os aviões já chegaram a atingir carros que trafegavam em estradas vicinais. As vias passam praticamente coladas ao aeródromo. Paracatu e Muriaé seguem mesmos exemplos. E tem mais, outros, maus exemplos.
É um cenário preocupante. As encomendas de aeronaves crescem a todo vapor (só a Embraer lucrou mais de 58% entre 2008 e 2007 no Brasil). Mas a série ainda continua. Infelizmente, com denúncias ainda mais graves e absurdas. A culpa parece ser apenas das prefeituras, mas é difícil sacrificá-las sozinhas. Tem um projeto ai de privatização dos aeródromos por lotes que pode ser interessante.
O problema é que até nos aeroportos lucrativos vemos falta de segurança e de condições, isso estruturas comandadas pela Infraero. Muitos recebem verbas e preferem transformar os aeroportos em complexos de compras e entretenimento, com salas de cinema e praças de alimentação junk food. Imagine quanto custa uma sala no Aeroporto de Guararapes (PE)? Vá até a pista e veja que calamidade, repleta de remendos, ondulações e tudo mais. E olha que é o aeroporto do "Cara"!
domingo, 2 de agosto de 2009
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PROJETO INFILTRADO
- Jornalista Mateus Parreiras
- Repórter do jornal Hoje em Dia, o jornalista Mateus Parreiras cobre o dia a dia do estado no caderno Minas (cidades) e produz também reportagens especiais. Formado em 2004 pelo UNI-BH, e desde setembro daquele ano no Hoje em Dia, o jornalista já conquistou o I Prêmio de Jornalismo de Interesse Público 2007 do Sindicato dos Jornalistas de MG, o Prêmio Crea-MG 2006, Volvo 2006 e foi três vezes finalista do Prêmio Embratel, em 2005, 2006 e 2008.
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